data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Com o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, os empresários que trabalham em diferentes ramos tiveram que se reinventar para manter a receita. Para as três sócias da Physalis Estúdio, a advogada Carolina Peukert Lozza, 30 anos, e as designers Mariana Peukert Lozza e Carolina Mello Jacques, ambas com 26 anos, o momento foi de inovar na produção.
VÍDEO: 'aquilo que é ruim hoje pode ser bom amanhã', opina o presidente do Grupo Felice
Desde março de 2016 produzindo agendas, planners, álbuns de fotos, cadernos, bloquinhos e convites para festas, as empreendedoras foram se aventurando em novos produtos nos últimos anos, como estojos e necessaires, personalizados para cada cliente. No entanto, tudo mudou depois da implementação do distanciamento social. Uma das saídas encontradas pelas empreendedoras foi criar cartões com o "save the date" para quem teve o evento transferido. Assim, foi possível dar suporte para quem está ansioso pela sua comemoração.
- Quando surgiu essa questão de pandemia, nós imediatamente pausamos toda a nossa produção e nos voltamos para o trabalho em home office. Nesse período, nós disponibilizamos vários materiais gratuitos para download, wallpapers, controles de hábitos, desenhos para colorir. Enfim, tentamos ao máximo nos adaptar à nova rotina, oferecendo materiais que pudessem ajudar nossos clientes - explica Carolina Lozza.
VÍDEO: com a pandemia, animais do Mantenedouro São Braz precisam de doações
No momento em que foi possível retornar às atividades no ateliê, a mãe da Carolina Jacques, costureira responsável por fazer os estojos e necessaires, costurou máscaras para as meninas. A foto com o produto foi postada nas redes sociais da Physalis apenas por brincadeira, mas muitas clientes gostaram e quiseram fazer encomendas. Assim, o novo produto foi incorporado à produção de forma excepcional.
O que também mudou foi a rotina de produção e o tempo no estúdio. De manhã, no ateliê, as meninas produzem, montam e entregam os kits, inclusive por tele-entrega. À tarde, dedicam-se a outros serviços de casa, no home office.
- Tivemos que nos adaptar, incluir o serviço de tele-entrega, que é disponível para Santa Maria, proporcionando que os clientes recebam as encomendas sem precisar sair de casa. Também estamos fazendo as reuniões online, e não mais presenciais. Diminuímos nossa carga horária porque estamos tentando nos preservar o máximo possível, mas também não deixamos de produzir nenhum pedido. Nossos prazos aumentaram um pouquinho, porque até mesmo nossos fornecedores estão com horários reduzidos - conta a advogada.
VÍDEO: como a adaptação antecipada trouxe resultados positivos para a Montezza
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
CUIDADOS DE HIGIENIZAÇÃO
De acordo com Mariana Lozza, o ambiente é constantemente higienizado. O único momento em que os clientes vão ao estúdio é quando precisam retirar o produto, e isso é feito com hora marcada, para que seja possível receber uma pessoa de cada vez e limpar o ambiente entre atendimentos. As janelas também são mantidas abertas, para que o local fique sempre arejado. Por isso, as empreendedoras afirmam que o cuidado é mantido desde a produção até a entrega:
- A gente higieniza (os produtos) antes de enviar. A nossa embalagem também mudou um pouco, não é mais só o papel de presente que a gente entregava antes. Agora, a gente entrega em um papel mais resistente, o papel kraft, porque ele preserva um pouco mais e é um pouco mais higienizado também. E a gente sempre aconselha: quando receber a embalagem, descarta ela e higieniza as mãos depois - diz Carolina.
O mesmo vale para as máscaras, que vêm com instruções de uso, manutenção e lavagem.
FORNECEDORES LOCAIS
Segundo Carolina Lozza, cerca de 85% dos fornecedores da Physalis são de Santa Maria. Isso inclui a costureira, o marceneiro, a empresa que fornece o tecido, a que faz as tele-entregas e a da impressão dos cadernos. A ideia é só buscar fora da cidade o que não se encontra aqui. Por isso, o comércio local acaba girando em diversos setores diferentes. Isso faz com que elas também conheçam outros empreendedores que compram delas, e elas, consequentemente, se tornam clientes deles.
PHYSALIS ESTÚDIO
- Atuação: estúdio de design e papelaria personalizada
- Fundação: março de 2016
- Empregos: três sócias colaboradoras
- Endereço: e-commerce pelas redes sociais, e-mail e telefone
- Horários: das 9h às 12h, e das 14h às 18h
- Contato: 55 98423.0508 ou [email protected]
- Redes sociais: página no Facebook, e Instagram: @physalisestudio, @physaliscaixas, @physalisconvites